Google cria tatuagem smart para controlar

aparelhos com o corpo

Estudo realizado na Alemanha quer transformar a pele em um touchpad para que o usuário controle dispositivos de forma mais instintiva.

Google criou uma tatuagem inteligente que transforma a pele em uma espécie de painel touch. O protótipo visa usar tatuagens especiais para controlar aparelhos com o corpo. O projeto apelidado de SkinMarks é desenvolvido desde 2017 por pesquisadores da Universidade de Sarre, na Alemanha, com apoio do gigante das buscas.

A tecnologia funciona por meio de sensores que são acoplados ao corpo do usuário para que ele possa acionar o mecanismo pelo toque ou por gestos parecidos com os usados no celular, por exemplo. A ideia do projeto é conectar-se aos dispositivos de forma mais natural, já que será possível usá-los com movimentos instintivos.

O funcionamento da tatuagem como touchpad é feito por uma série de sensores que serão aplicados em uma parte curva do corpo, como na lateral do dedo, que é articulada. Além disso, o estudo prevê que elas também poderão funcionar em superfícies ósseas ou irregulares.

A composição do dispositivo consiste em uma tinta condutora de serigrafia em papel de tatuagem que é selado termicamente para poder ser inserido no corpo. Desta forma, o usuário não precisaria olhar para o aparelho e seria necessário apenas tocar na tatuagem para controlar um dispositivo.

O protótipo não é construído necessariamente pensando em um produto final. Ao contrário disso, grande parte dos estudos financiados pelo Google foca mais no projeto, podendo gerar até mesmo novas tendências, mas não necessariamente o produto em si. Portanto, não há informações sobre a chegada da tecnologia ao público.

Com informações de Techradar